Como produzir mudas para hidroponia: Passo a Passo

24 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 24 Flares ×

Antes de produzir mudas para hidroponia é preciso saber que:espuma fenólica hidroponia

Tanto o grande produtor de hortaliças, como a pessoa que possui uma horta hidropônica em casa, podem optar por comprar as mudas para posterior cultivo em hidroponia ou produzir suas próprias mudas.

 

Sementes para hidroponia

 

Se decidir produzir suas próprias mudas o produtor deve dar preferência para sementes peletizadas, pois facilita o trabalho de semeadura, desbaste e plantio. Além disso, as sementes peletizadas têm alto vigor, poder germinativo superior a 90%, pureza superior a 99% e homogeneidade de germinação.

 

As sementes peletizadas recebem um tratamento denominados “priming”, que reduz o problema da maioria dos cultivares como a fotodormência (luz para poder germinar) e a termodormência (não germina em temperaturas acima de 23ºC). Embora esse tratamento seja muito eficiente para acelerar o processo de germinação, reduz a longevidade das sementes. Portanto, após a abertura de uma lata de sementes, mesmo com armazenamento adequado, deve-se consumí-la rapidamente

 

Local de produção de mudas

 

As mudas devem ser produzidas em estufa-maternidade, coberta por filme plástico aditivado anti-UV e antigotejo, fechada lateralmente por tela sombrite 50%, que evita a entrada de 50% de luz e de insetos transmissores de doenças. A estufa-maternidade deve permanecer sempre limpa e muito bem fechada, evitando-se a entrada de pessoas que possam trazer qualquer tipo de contaminação.

 

Substratos para produção de mudas

 

Existem vários substratos que podem ser utilizados para produção de mudas para hidroponia. Entre eles estão a vermiculita, algodão hidrófilo e espuma fenólica. Contudo, o mais utilizado é espuma fenólica, por apresentar um melhor desempenho em relação aos outros substratos.

 

Veja abaixo o desenvolvimento de mudas em placas de espuma fenólica.

hidroponia

 

Produção de mudas para hidroponia: Passo a passo

1 – Dividir a placa de espuma fenólica ao meio.

 

2 – Higienizar as placas com água limpa.

 

3 – Fazer perfurações na espuma, caso as células ainda não estejam perfuradas e prontas para a semeadura. Os furos devem ser com diâmetro máximo de 1,0 cm. Observar para que os orifícios fiquem com no máximo 1 cm de profundidade. O orifício de forma cônica possibilita melhor acomodamento da semente e evita compactação da base, favorecendo a penetração da raiz na espuma fenólica.

 

4 – Efetuar a semeadura conforme determinado para cada espécie de hortaliça. No caso da alface, usar apenas uma semente se for peletizada, ou no máximo três, se se tratar de sementes nuas (nesse caso, há necessidade de efetuar o desbaste após a emergência, deixando apenas uma plântula por célula).

 

5 – Após a semeadura irrigar levemente a placa.

 

6 – Coloque a bandeja com a placa já semeada em local protegido com temperatura amena e com pouca variação.

 

7 – Mantenha a placa úmida para promover a germinação.

 

8 – No período de quarenta e oito a setenta e duas horas após a semeadura, transferir as placas para um local com luminosidade plena. Iniciar a subirrigação com a solução nutritiva diluída a 50%. A espuma deve ser mantida úmida, porém não encharcada.

 

9 – Quando a semente iniciar a emissão da primeira folha verdadeira (cerca de 7 a 10 dias após a semeadura), efetuar o transplante das células contendo as plantas para o sistema de hidroponia que irá completar o desenvolvimento da planta.

Principal fonte:

FURLANI, P.R.; SILVEIRA, L.C.P.; BOLONHEZI, D.; FAQUIN, V.  Cultivo  hidropônico de plantas. Campinas: Instituto Agronômico, 1999. 5p. (Boletim técnico, 180).

 

24 Flares Facebook 21 Google+ 3 Twitter 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 24 Flares ×

Comments

  1. muito bom

  2. Paulo Eustaquio Teixeira de Moura says:

    Após a semeadura e já com as primeiras folhas quero saber passo a passo como transferir as mudas para o plantil flutuante, tipo tamanho dos recipientes onde vão ficar as mudas e tamanho dos buracos para passar as raizes das mudas, já que as mesmas vão ficar dentro da água.

    Obrigado

  3. osvaldo leite alves says:

    Gostei do artigo quero receber passo a passo e onde conseguir a espuma e semente adequadas e os passos para fazer o sistema de hidropofonia do alface.

  4. Manuel Dourado says:

    Gostei dos artigos. Gostaria de mais detalhes como lidar com mudas. Sou um principiante e quero me tornar um produtor.

  5. olá quando a semente plantada no humus ela cresce um fio grande e da semente do alface o que devecer isso

  6. José Henrique M T Galindo says:

    Gostaria de saber, espuma floral é o mesmo que espuma fenólica?
    Ficarei aguardando contato. Obrigado

  7. Tenho uma dúvida q deve ser de todos no sistema hidropônicos eu uso os buckets com gotejamento eu devo regalas em quanto tempo ? Direto full timer ou 30 a 30 min LIGO um pouco ????

  8. natalicio fernandes lima says:

    al plantar posso umidecer a espuma fenolica com agua pura ou com substrato

  9. boa Tarde!
    Estou com uma duvida, como eu faço essa solução nutritiva diluída a 50% para iniciar a subirrigação. Obrigado.
    André

  10. se encharcar a espuma a semente morre?não entendo porque não pode encharcar

  11. OI BM DIA QUERIA SABER SI POSSO USAR OUTRO TIPO DE ESPUMA TIPO AQUELAS DE COLCHAO

  12. BOM DIA GOSTARIA DE SABER SI POSSO USAR OUTRO TIPO DE ESPUMA AQUELAS DE COLCHAO PODE SER USADA

Trackbacks

  1. […] de algodão ou vermiculita. Abaixo temos uma imagem como exemplo de bandeja de isopor para produção de mudas. Essa produção de mudas geralmente é vendida para produtores que cultivam no sistema […]

  2. […] Mais informações você encontra em Como produzir mudas para hidroponia: Passo a Passo. […]

  3. […] Veja mais sobre em Como produzir mudas para hidroponia: Passo a Passo […]

  4. […] Veja mais sobre mudas para em hidroponia em Como produzir mudas para hidroponia. […]

  5. […] Guía para Producir Plántulas […]

Speak Your Mind

*