Condutividade Elétrica – Importância na Hidroponia

0 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

O Teste de Condutividade Elétrica (CE) é uma maneira rápida e barata de determinar a concentração de sais na solução. Para produtores, esse é um importante teste para monitoramento dos nutrientes na solução nutritiva. Mas como a condutividade elétrica funciona? Como pode ser usada para realizar aplicação de fertilizantes? Qual sua importância em hidroponia? Para responder essas questões temos que discutir alguns tópicos.

  • A formula da condutividade elétrica e corrente elétrica, o que cada componente significa e como eles funcionam.
  • O que é ionização e quais íons estão presentes na água.
  • Como os fertilizantes interferem na CE.
  • Deficiência de nutrientes e seu efeito na CE.

condutividade eltrica hidroponia

Condutividade elétrica é a medida que expressa a capacidade de um material conduzir carga elétrica, é expresso por Siemens por metro. A corrente elétrica (medida em Amperes) é o movimento dos elétrons através de um meio como a água.

Um aparelho medidor de Condutividade ou Condutivímetro é constituído de uma sonda que contem dois eletrodos para aplicação de voltagem. A leitura da voltagem é considerada a “resistência’ da solução nutritiva. A resistência é calculada com base na distancia entre os dois eletrodos. Assim o instrumento é capaz de calcular a condutividade elétrica.

A relação entre temperatura e CE é direta, sendo que a cada 1°C de aumento de temperatura ocorre um aumento de 2% na CE. A maioria das sondas medidoras de condutividade vendidas atualmente são capazes de medir também a temperatura da solução nutritiva e fazer os ajustes devidos a variação da temperatura automaticamente.
Um íon é um elemento que ganhou ou perdeu um elétron. Este ganho ou perda de elétrons ocorre porque a água quebra a ligação iónica de certos compostos em um processo conhecido como ionização. Por exemplo, vamos examinar um composto como o cloreto de magnésio (MgCl2). Quando este composto é adicionado à água, a afinidade da água para os elétrons quebra a ligação entre o magnésio e o cloreto, formando Mg2 + e Cl-.

Uma vez que estes são íons carregados, eles agora podem atuar como condutores elétricos e contribuirão para a condutividade elétrica. O que é importante sobre este processo químico para que os produtores entendam é a relação entre CE e fertilizantes.

Os fertilizantes sintéticos são feitos de (entre outras coisas) sais solúveis de nitratos ou amônia, fosfatos, potássio, cálcio, magnésio ou sulfatos. Os fertilizantes orgânicos não possuem elevado níveis de sais e muitas vezes têm uma CE muito baixa, de modo que o monitoramento adequado de nutrientes orgânicos usando métodos padrões é problemático.
Os sais de fertilizantes irão ionizar (em água) em componentes individuais; para nitrato de cálcio, por exemplo, em um cation (Ca2 +) e um anion (NO3-1). Uma vez ionizado, as fontes de água ionizada terão um valor da CE devido aos minerais derivados da rocha que cercam a bacia hidrográfica, a água conterá uma quantidade variável de cations (Mg + 2, Ca2 +, K + e assim por diante) e anions (CO3-2, Cl- , SO4-2 e assim por diante).

Está é uma informação importante, então devemos também estar atentos a CE da água pura antes de começar a misturar os nutrientes que irão formar a solução nutritiva. Uma leitura da CE proporcionará não apenas uma medida do teor de fertilizantes antes da incorporação com a planta, mas também o teor de sal em um substrato saturado – um valor CE elevado indica alta condutividade elétrica e, portanto, um alto nível de sal. Que muitas vezes pode ser prejudicial ao cultivo.

É importante destacar que a medição da CE não diferencia entre nutrientes individuais (nitrogênio, fósforo, potássio e assim por diante), mas simplesmente fornece a soma total de todo o teor de sal. Além disso, as medições da CE não podem determinar se uma macro ou micronutriente está sendo absorvida a uma taxa maior do que outra. Medir a CE do substrato de enraizamento saturado permite ao produtor avaliar as necessidades nutricionais da planta.

Por exemplo, se o valor da CE for alto no substrato, não há necessidade de adubação adicional, se for muito alta, então pode ser necessária a lavagem com água. Da mesma forma, se a leitura for baixa, este é um indicador de que a planta precisa de uma suplementação de nutrientes. Certifique-se de que, ao usar uma sonda medidora de CE, o substrato está molhado, pois deve haver uma solução para a corrente percorrer.

Uma consideração final com o monitoramento da CE é a relação entre o teor de sal e água. À medida que o substrato se seca, o teor de nutrientes (sal) aumenta – neste ponto, a concentração de sal pode ser suficientemente alta para danificar as raízes da planta. Da mesma forma, se o substrato é constantemente lavado com água, os nutrientes serão completamente removidos. Em seguida, discutiremos o conceito de regimes de rega e a temperatura ideal de irrigação.

É importante destacar que as plantas só usarão água suficiente para atender às suas demandas fisiológicas. Geralmente, as plantas não utilizam o excesso de água e muita umidade no substrato força o ar para fora dos espaços intersticiais, levando a condições anaeróbicas. Ao longo do tempo, isso levará a podridão das raízes devido à oxigenação insuficiente. Embora existam algumas plantas adaptadas a essas condições, a maioria das plantas comuns não se beneficiam de “inundações”.

A sensibilidade da planta ao sal é altamente variável – alguns são muito sensíveis, enquanto outros são muito tolerantes ao sal. Os sintomas do estresse salgado incluem necrose (morte) das raízes e amarelamento e murchamento das folhas. Assim, mesmo que os níveis de nutrientes possam ser elevados, a planta pode mostrar sinais de deficiência de nutrientes e estresse por seca.
Dependendo do tipo de planta, da concentração de sal e da duração da exposição, uma CE muito alta pode rapidamente levar à morte da planta. Se a super fertilização ocorrer e a CE estiver muito alta, você deve lavar imediatamente o substrato com grandes quantidades de água para remover o sal. É importante notar que os sinais de estresse salino e deficiências

Principal fonte do Artigo: maximumyield.com

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Twitter 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Speak Your Mind

*