Cuidados com a solução nutritiva para Hidroponia

36 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 36 Flares ×

O sucesso e o pleno desenvolvimentos dos vegetais em hidroponia depende principalmente da qualidade da solução nutritiva. Visto que é da solução nutritiva que a planta retira todos os nutrientes para seu desenvolvimento.

Então algum cuidados devem ser tomados em relação a manutenção da qualidade da solução nutritiva.

Os principais fatores de qualidade da solução nutritiva são:

A temperatura da solução para hidroponia:

A temperatura da solução ideal para as plantas cultivadas em hidroponia está na faixa de 18ºC a 24º C no verão e 10ºC a 16ºC no inverno. Temperaturas muito acima ou abaixo desses limites causam danos à planta, pois as plantas tem dificuldade em absorver nutrientes em temperaturas extremas.

Nível de oxigênio na solução:

Em hidroponia é preciso manter a solução nutritiva oxigenada, para manter a absorção de nutrientes pelas raízes. A oxigenação da solução nutritiva pode ser feita durante a circulação da solução no retorno ao reservatório ou com a aplicação de ar comprimido ou oxigênio.

Condutividade elétrica:

Esse controle é de grande importância, pois determina quanto adubo há na solução (quantidade de íons). Quanto mais íons tivermos na solução, maior será a condutividade elétrica, e vice-versa. Há um aparelho que mede a condutividade: o condutivímetro. Na utilização desse aparelho, as medidas ideais da solução ficam na faixa de 1,5 a 3,5 miliSiemens/cm, que corresponde a 1.000 à 1.500 ppm de concentração total de íons na solução. Valores acima dessa faixa são prejudiciais à planta, podendo cessar o crescimento e até mesmo a morte das plantas. Valores inferiores indicam a deficiência de algum elemento, embora não se saiba qual e em que quantidade. A resposta só pode ser obtida com a análise química laboratorial da solução nutritiva.

pH da solução nutritiva:

O pH da solução nutritiva é muito importante no cultivo em hidroponia pois as plantas não conseguem sobreviver com valores abaixo de 3,5. As plantas têm o seu desenvolvimento máximo entre pH 5,5 a 6,5.

Esses fatores citados acima, sofrem variações durante o desenvolvimento das plantas em hidroponia. Por isso dever ser monitorados e corrigidos frequentemente.

 

Como monitorar esses fatores:

Monitorar o nível da solução nutritiva:

A solução é consumida pela planta e diariamente observa-se uma redução do seu volume no tanque de solução. Esse volume deverá ser reposto todos os dias não com solução nutritiva e sim com água pura. Pois as plantas absorvem muito mais água do que nutrientes e como a solução nutritiva é uma solução salina a reposição diária com solução leva a uma salinização deste meio, chegando a um ponto que a quantidade de sais dissolvida é maior do que as raízes podem suportar. Se isto ocorrer as plantas cessam seu crescimento, devido não a falta de nutrientes, mas a um potencial osmótico muito elevado no sistema radicular.

hidroponia ph

Indicadores do pH da solução

Monitorar o pH da solução nutritiva:

Durante o processo de absorção de nutrientes as raízes das plantas vão alterando o pH da solução nutritiva. Esse pH significa a acidez ou basicidade da solução nutritiva. As plantas têm o seu desenvolvimento máximo entre pH 5,5 a 6,5 e à medida que elas crescem elas alteram esse pH da solução nutritiva. Por essa razão diariamente após completar o volume da solução com água o pH da solução deve ser medida. Se estiver fora desta faixa de 5,5 a 6,5, ele deverá ser ajustado com ácido se estiver acima de 6,5 e, com base caso esteja abaixo de 5,5.

Monitorar a condutividade elétrica da solução:

hidroponia

Aparelho para medir a condutividade da solução

Conforme as plantas crescem os nutrientes da solução vão sendo consumidos e esta solução vai se esgotando. Chega a um ponto que a solução não consegue mais fornecer os nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantas. Nesse ponto a solução deve ser trocada. Um dos maiores problemas é saber quando esta troca deve ser realizada.

Uma solução que contêm sais (nutrientes) tem a capacidade de conduzir a corrente elétrica. Essa capacidade de condução da corrente elétrica é tanto maior quanto maior a concentração de sais dissolvidos na solução. Assim através da redução na condutividade elétrica é possível saber quando é necessário fazer a troca da solução nutritiva. Para saber a concentração de nutrientes a maneira mais fácil e simples é usar um condutivímetro.

Principais fontes:

www.hidroponianavaranda.blogspot.com.br

FURLANI, P.R.; SILVEIRA, L.C.P.; BOLONHEZI, D.; FAQUIN, V.  Cultivo hidropônico de plantas. Campinas: Instituto Agronômico, 1999. 5p. (Boletim técnico, 180).

36 Flares Facebook 34 Google+ 2 Twitter 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 36 Flares ×

Comments

  1. Antonio carlos borges says:

    Muito bonito esta plantacao, gostaria de plantar no meu quintal, gostaria de saber como e plantado, o que aquilo branco no pe de tomate junto ao solo

    grato

    • Aquilo é um fungo chamado rhizoctonia solani, vulgarmente chamado de mofo branco e é causado por excesso de umidade no solo, um modo de controle é realizar a rotação de culturas.

  2. Hola: cada cuanto se realiza la recarga de solucion (A,B,C)???

  3. eu tenho um medidor de condutividade e qdo vou ver na agua aparece 172 e na linha de baixo aparece x10

    176
    x10 o que isso significa

  4. Gilmario Mendes says:

    Um Produtor hidropônico me ensinou que todas as vezes que eu fosse completar a solução nutritiva eu teria que acrescentar os sais. Agora li em cima que basta completar com agua pura e controlar o PH. Qual a forma correta ?

    • a forma correta e controlar o ph e a condutividade elétrica, se você colocar água de mais pode abaixar a c.e e assim suas plantas demorarão para desenvolver. procure sempre deixar a condutividade normal equilibrando com a solução.

      • foi ezatamente o que me aconteçeu tinha a c.e baixa na volta dos 800 ppm e as plantas demorarao a desenvolver agora mudei a suluçao e mantenho entre as 1100 e 1200 ppm e velas cresçer dia para dia

  5. Olá Reginaldo parabéns pelos post, eu estou com vontade de me aventurar na hidroponia e lendo seu artigo lhe pergunto se tem como ver a condutividade da agua com multímitro. Desde já obrigado

  6. luis carlos barbosa says:

    Reginaldo,antes de tudo obrigado por esclarecer varias duvidas de muitos iniciantes na hidroponia,Quero lhe fazer uma pergunta, tenho uma estufa hidroponica pequena uns 700 pes de alface, quando as plantas vão chegando na semena da colheita começa queimar as borda das folhas, poderia por favor me dizer o que acontece?

    sds!
    luis acrlos

  7. pode ser falta de cálcio, mas procure fazer uma analise na solução provavelmente é deficiência de algum nutriente e com a analise você saberá qual é.

  8. lindomar alberton says:

    boa noite gostaria de tirar uma duvida, pois a minha agua da fonte chega ate a caixa com ph 6,0 mas quando coloco os nutrientes ela cai para 4.0,3.8 e normal acontecer isso, se poder me ajudar ficarei muito grato pela ajuda.

    • SILVIO ARAMIS says:

      Quais nutrientes você usa, pois ele altera totalmente o PH , bem como quantidades , pois deixaria mais acida ou menos acida.

  9. Bom dia , quando o pH ou a condutividade esta baixo ou alto , como que consigo controlar com quais nutrientes consigo balancear . grato

  10. estou com um problema e se for possível me ajudar ficaria muito grata. Já tenho tudo para iniciar minha plantação de morangos, mas não sei quanto de nutriente devo colocar em 50 litros de agua,nao sei quantas gramas do nutriente. já entrei em muitos sait. e não consegui achar nada. São so alguns pes de morango , pois estão no solo e os bichinhos acabam comendo eles. Mande sua resposta pelo meu Email so for possível obrigado

  11. Charles ramo says:

    Ou.tudo bem to querendo entra no plantio cm hidroponia mais to sem sabe quais vitamina e lrlteina colocar na água pro crescimento de alface

  12. Charles ramo says:

    Queria saber quais os nomes das proteína e remédio pra colocar na agua pro plantio de alface

  13. NADA A COMENTAR FIZ UMA PERGUNTA EM 09-11-2015 E NAO OBTIVE NENHUMA RESPOSTA . ACHO QUE VOCES NEM TOMAM CONHECIMENTO DOS COMENTARIOS E PERGUNTAS AQUI FEITAS, SIMPLISMENTE NAO RESPONDEM E PRONTO.DANE-SE O RESTO.

  14. Boa tarde, qual a ppm boa para alface com 10 dias? E qual o ppm para alface com 20 dias ?

  15. nerci dornas says:

    Quando a , agua com nutriente do reservatorio vai vaporando e compretada so com agua ou soluçao nutritiva

  16. Francisco Antonio says:

    Tenho um poço artesiano e quando a agua chega na caixa, vem com 6 ph, quando adiciono os nutrientes conforme instruções de peso para cada nutrientes, este ph cai pra menos de 4, mais trenho um manual hidroponico que me mostra o ph ideal após adicionados os nutrientes ele teria que está entre 5,5 e 6,6 ph. Como faço para mente-lo neste nível? continuo adicionamdo os nutrientes? ou paro por ai? E quais os melhores nutrientes para a hidroponia.
    Obs.: O meu reservatório da água tem uma capacidade de 310 Litros e minha estufa tem aproximadamente 400 mudas de hortalicias, entre: Alface, Agrião da água, Rúcula, Catalonia, Almeirão. Posso colocar tudo junto? ou ten uma forma para cada hortalíça?

  17. Francisco Antonio says:

    Eu tenho uma estufa para aproximadamente 400 mudas e um reservatorio para 310 Litros dágua, no entanto ainda não consegui uma formula ideal para o desenvolvimento da hortaliças, sera que estou usando produto de pessima qualidade?
    Seria possivel me informar o nome dos produtos e a fórmula de cada um (se peso ou mnedida) para que eu possa preparar o kits e colocar no reservatorio e qual o ph ideal e como mantê-los? A cada colheita devo esvaziar o reservatório e fazer a limpeza? com que produto? devo preparar novo kits?

    • Benedito José Monteiro says:

      olá Francisco eu também tenho uma hidro do tamanho da sua mais meu reservatório é de 150 litros fiz uma pesquisa e achei uma informação que tenho usado e ta dando certo comprei o kits da hidrogoold veio pelo correio eu dissolvo cada pacote em um galão de 5 litros uma fica vermelha a outra não a vermelha é ferro exemplo cada 10 litros uso 50 ml de cada uma já faz um ano meu problema é que onde moro é quente e elas estiolam rápido espero que essa informação ajudar abraço

  18. Viviane Martinello says:

    Olá! Estou cultivando alfaces fazem mais de 6 meses, durante o verão elas cresciam bem, porém agora no inverno elas não estão crescendo, o que devo fazer para auxiliar na melhora do crescimento?

  19. boa noite, tenho uma pequena hidroponia para alface em Santa Catarina, estou com um problema, meus alfaces ficam com as folhas meia emboloradas, oque pode ser? você pode entrar em contato comigo? fico no aguardo, des de ja obrigado

  20. Sabrina Luiza says:

    Boa tarde, eu sou estudante do 1 ano do ensino médio e na matéria de química, eu to querendo fazer uma plantação hidropônica com a água da chuva, porem estou com um problema a condutividade elétrica da água da chuva e alta demais para a plantação. Tem algum método que possa abaixar a condutividade elétrica na plantação hidropônica ?

  21. Anna Jaqueline says:

    Olá bom dia tenho uma pequena horta caseira hidroponica e alguno pés de alface a raiz deteriorou como se tivesse sido queimada está muito escura nao progrediu muito no tamanho diferentes dos outros pes de alface que estão grandes com raízes espessas e claras será que você pode me ajudar ?

  22. bom dia, tenho uma pequena hidroponia de alface em Santa Catarina, sou novato e estou com dificuldades, estou na primeira colheita, to usando o alface crespa da tecnoseed, mais os pes de alface nao ficam com as folhas lisinhas e feixadas, ficam com as folhas mais com bolhas, oque pode ter de errado? voçe pode me ajudar?

  23. Olá. Eu tenho uma nascente em meu terreno. Posso cultivar com a água corrente, sem adição dos dos nutrientes? Existe a possibilidade da natureza fornecer a água apropriada?

    • Olá. Eu tenho uma nascente em meu terreno. Posso cultivar com a água corrente, sem adição dos dos nutrientes? Existe a possibilidade da natureza fornecer a água apropriada?

Trackbacks

  1. […] desperdício de água e nutrientes: Na hidroponia a água e os nutrientes são fornecidos de maneira racional ao cultivo. Além disso, diferentemente do cultivo […]

  2. […] realizado sem solo e  todos os nutrientes necessários para as plantas são oferecidos na forma de solução nutritiva. Esta solução é preparada com sais fertilizantes (nutrientes) e […]

Speak Your Mind

*