Hidroponia em casa: Como fazer?

83 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 83 Flares ×

Hidroponia em casa:

“Você pode comprar seu sistema hidropônico ou construi-lo em sua casa.”

A hidroponia é uma excelente forma de cultivo de vegetais em pequenos lugares. E isso pode ser feito inclusive em grandes centros urbanos na sua casa e até mesmo em um apartamento.

A hidroponia consiste no cultivo de vegetais sem solo, com isso, pode ser feito em qualquer lugar que tenha luminosidade do sol. Isso inclui a varanda da sua casa.

Ao contrario do que muitos pensam fazer hidroponia em casa não é caro. Atualmente existem no mercado sistemas hidropônicos projetados para pequenos espaços e com preço bem acessível.

A hidroponia é uma técnica muito simples. Então é perfeitamente possível construir em casa o próprio sistema hidropônico para cultivo de alguma espécie vegetal.

Comprar Kit de hidroponia pronto:

Um sistema hidropônico caseiro é oferecido pela  Hidrogood e é comercializado com um custo baixo, fazendo com que qualquer pessoa possa cultivar sua salada em casa.

Veja abaixo imagem do kit para hidroponia caseira:

Kit para Hidroponia caseira

Kit para Hidroponia caseira

Este kit de hidroponia permite o cultivo de cerca de 20 plantas/mês e pode ser utilizado para alface, agrião, rúcula,  salsa, cebolinha, coentro, etc.

O tempo de cultivo até a colheita dos vegetais varia conforme a espécie cultivada, no caso da alface leva em média de 40 a 50 dias de semente até colheita.

As sementes utilizadas são as mesmas que no cultivo tradicional no solo, e as mudas podem ser feitas com qualquer processo; espuma fenólica, vermiculita, fibra de coco e até no algodão.

Este é um sistema hidropônico pequeno, mas completo, a única coisa que precisamos nos preocupar é a reposição da solução nutritiva, que é facilmente encontrada em agropecuárias e também é comercializada pela Hidrogood.

Fazer kit de Hidroponia em casa:

Devido a simplicidade do sistema, é perfeitamente possível construir seu próprio sistema hidropônico em casa, no tamanho e no lugar que desejar, utilizando materiais fáceis de encontrar. Contudo, nem todo sistema hidropônico é barato e simples. O sistema mais barato e simples é o NFT, mas também pode ser feito em aeroponia

Para construir um pequeno sistema hidropônico devemos ter em mente algumas coisas que constituem o sistema, assim poderemos dominar a técnica e fazer as modificações e aprimoramentos que acharmos necessários.

 

Principais componentes do sistema hidropônico caseiro:

1 – Canal de cultivo. É onde as raízes se desenvolverão e onde passará a solução nutritiva. O canal de cultivo pode ser feito com diferentes tipos de materiais. O mais comum é o uso de tubos de PVC de 75mm. O tubo de PVC é fácil de encontrar, fácil de trabalhar e é barato.

2 – Reservatório. É o lugar onde fica armazenada a solução nutritiva que circula através das raízes das plantas. Para reservatório também podem ser utilizados vários materiais, como por exemplo, um galão de água. É importante que o reservatório não deixe passar luz para solução nutritiva.

3 – Bomba. A bomba é necessária para transportar a solução nutritiva do reservatório até os canais de cultivo. Para hidroponia em casa, uma bomba com vazão de aproximadamente 100 L/hora já está bom. A bomba pode ser facilmente encontrada em agropecuárias e com preço acessível.

4 – Tubulação de transporte. É uma mangueira conectada a bomba, para transportar a solução nutritiva do reservatório até o canal de cultivo, onde estão as raízes.

5 – Temporizador. Ou timer. É utilizado para controlar o funcionamento da bomba. Pois o fluxo de nutrientes não precisa ser constante, então o timer liga e desliga a bomba em intervalos de geralmente 15 minutos.

6 – Bancada. Para sustentação dos canais de cultivo é necessário a construção de uma bancada. A bancada pode ser feita de madeira ou tubos de PVC. Os canais de cultivo também podem ser fixados em um muro ou parede, dispensando a bancada.

Abaixo figura com detalhes da horta hidropônica caseira: (Clique para ampliar)

hidroponia horta em casa

Sistema Hidropônico caseiro

O sistema pode ser mais simples que o mostrado acima. Podendo ter apenas um canal de cultivo e ser fixado em uma parede. Esse sistema pode ser visto na imagem abaixo:

horta hidroponia

Hidroponia em casa (clique e amplie)

Um pequeno sistema de hidroponia caseiro, como nos exemplo mostrados acima, podem ser feitos com aproximadamente R$ 150,00.

Um excelente modo de construção de um sistema hidropônico pode ser visto no vídeo abaixo:

 

Fontes:

www.hidrogood.com.br/11a/produtos_kitCaseiro.asp

brazucadekimono.blogspot.com.br

 

83 Flares Facebook 81 Google+ 2 Twitter 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 83 Flares ×

Comments

  1. SERA O CAMINHO PARA O FUTURO.APESAR DO POUCO CONHECIMENTO

  2. Antonio Felix Pieroni says:

    Parabéns pela matéria e ensino, pretendo fazer uma familiar e depois partir para comecial.

  3. Luiz Carlos Cordeiro da Silva says:

    gostaria de saber se voces vendem o quite completo, o preço,condições de pagamento o curso, para tubos pvc.

  4. Jose Melo Nóbrega says:

    Olá amigo !
    Por favor gostaria de saber como cultivar varias verduras.
    Muito obrigado
    Um abraço Melo

  5. veronica trigo says:

    Olá, gostaria de adquirir esse do vídeo pronto, aonde compro e quanto custa.
    Obrigado..

  6. nhnajuda a mota hidroponia de garrafa pete pra aufase

  7. eu faço com bambus é muito mais barato..dura aproximadamente tres anos…

    • onde tu encontras o bambu?

    • Cesar Cordeiro de Moura says:

      Oi Jose Aparecido Costa Gavião!

      Você me deixou curioso sobre o uso do bambú. Como Vc fez para furar os nós e com foi feito as conexões? Att Cesar

      • Edson Luiz Pereira says:

        Boa tarde
        O Sr conseguiu alguma coisa relacionada a este modelo de cultivo hidroponico com o bambu, se sim poderia me ajudar meu whatssap e 4399290136 tenho um quintal grande quero fazer desta experiencia um negocio.
        abraços

    • Edson Luiz Pereira says:

      Boa tarde
      O Sr conseguiu alguma coisa relacionada a este modelo de cultivo hidroponico com o bambu, se sim poderia me ajudar meu whatssap e 4399290136 tenho um quintal grande quero fazer desta experiencia um negocio.
      abraços

  8. Sebastião Miranda Junior says:

    Vendo um sistema hidropônico completo, 2m alt X 4m comp, tubo azul de irrigação. contato (31)87041511.

  9. o melhor curso do brasil que encontrei de hidroponia caseira segue o link!!!

Trackbacks

  1. […] diversos tipos de materiais para construir uma horta hidropônica em casa. Muitas vezes para construir uma horta em hidroponia podemos utilizar materiais que seriam descartados como lixo. Entre eles garrafas de […]

  2. […] o grande produtor de hortaliças, como a pessoa que possui uma horta hidropônica em casa, podem optar por comprar as mudas para posterior cultivo em hidroponia ou produzir suas próprias […]

  3. […] recomendado o cultivo dos vegetas em um ambiente protegido como uma estufa. Contudo, é possível construir uma pequena horta hidropônica sem uma estufa cara e complexa em sua própria casa, desde que seja num local abrigado do sol e […]

  4. […] uma horta torna isso impossível. Nesses casos devemos considerar começar uma pequena horta em hidroponia na varanda ou até mesmo no interior de sua casa. Isso é possível pois já existem no mercado alguns kits […]

  5. […] brazucadekimono.blogspot.com.br tudohifroponia […]

  6. […] a planta se desenvolva com sua máxima capacidade. Isso torna possível o cultivo hidropônico em apartamentos e em pequenos […]

Speak Your Mind

*