O que é Aquaponia?

0 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Você provavelmente já ouviu falarem sobre aquaponia…

Mas afinal …

– O que é aquaponia?

Podemos definir o conceito de Aquaponia como o casamento da piscicultura (criação de peixes) e hidroponia (cultivo de plantas sem solo). Sendo que os peixes crescem juntamente com as plantas em um sistema integrado, cujo objetivo principal é fornecer para as plantas a água rica em matéria orgânica e nutrientes proveniente do criatório de peixes, tornando o sistema mais limpo e sustentável.

            O nome “Aquaponia” é proveniente da combinação das palavras aquicultura (criação de organismos aquáticos) e hidroponia (cultivo sem solo).

De maneira simples podemos descrever o Sistema de Aquaponia da seguinte maneira:

Peixes são criados em um tanque e são alimentados com ração. Os peixes liberam dejetos riquíssimos em nutrientes. Esses dejetos são bombeados para o sistema de hidroponia para nutrir as plantas cultivadas. As raízes das plantas retiram da água proveniente do tanque dos peixes os nutrientes essenciais para o seu crescimento. Com isso as plantas purificam a água que retorna para o tanque de criação dos peixes.

            Vejam abaixo um esquema simplificado de como a Aquaponia funciona.

aquaponia

Fonte: Embrapa

Apesar de parecer uma técnica simples de ser executada,  ela requer muito conhecimento, pois as condições nutricionais da água precisam ser monitoradas e corrigidas frequentemente para se obter pleno funcionamento do sistema.

Veja abaixo uma ilustração com os processos químicos e biológicos que ocorrem durante o cultivo:

hidroponia aquaponia

Conforme estudos realizados pela EMBRAPA, a criação de peixes associada a hidroponia diminui em até 90% o consumo de água quando comparado com o cultivo convencional de plantas.

Outra vantagem da Aquaponia em relação a hidroponia é que a água do sistema de hidroponia precisa ser trocada periodicamente, pois sais provenientes dos fertilizantes podem se acumular na água e atingir níveis tóxicos para as plantas. Na aquaponia esse problema não existe pois não é necessário substituir a água, basta repor o que evapora.

É importante salientar que esse é um sistema mais complexo do que a hidroponia convencional, e por isso não recomendado para que quer iniciar um sistema hidropônico seja pequeno ou grande.

Se você está interessado em aprender mais sobre Hidroponia, não deixe de conhecer o e-Book do site TudoHidroponia.

banner horizontal

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Twitter 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Comments

  1. boa tarde! estou começando um sistema de aquaponia, mas as alfaces estão amareladas e as outras culturas também, alguém sabe me dizer qual nutriente elas estão precisando, vale salientar que usei o filtro UV algumas vezes para deixar a agua do tanque mais clara e me da impressão que foi por esse motivo que as plantas ficaram amareladas, mas se foi por isso alguém sabe me dizer como reverter isso, para que elas voltem a cor normal.

  2. Wayne Willer de A. Rocha says:

    Sou iniciante na aquaponia.
    Está aparecendo pequeninos caramujos, em meu decantador e tanque. verificando minhas plantas , notei agora nos tubetes, pequenas bolhas gelatinosas, parecendo conter minúsculos ovos. Poder ser dos caramujos ? Preciso de orientação de como resolver este problema.
    Att, wayne

Speak Your Mind

*