Qualidade da água para Hidroponia

14 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 14 Flares ×

Em hidroponia os cultivo é realizado sem solo e  todos os nutrientes necessários para as plantas são oferecidos na forma de solução nutritiva. Esta solução é preparada com sais fertilizantes (nutrientes) e água.

A qualidade da água é fundamental para o pleno desenvolvimento das plantas pois nela estão dissolvidos os minerais essenciais, formando a solução nutritiva que será a única forma de alimentação das plantas.

Origem da água para hidroponia

Para hidroponia é recomendado a utilização de água potável oriunda de poço artesiano ou água recolhida das chuvas.

A qualidade da água é de extrema importância para o pleno desenvolvimento do seu sistema hidropônico e quanto melhor a qualidade da água menos problemas nutricionais e de doenças ocorrerão no seu cultivo.

Em cultivos hidropônicos comerciais é recomendado a realização de análise química da água para saber a quantidade de nutrientes presentes na água e a salinidade. Além disso a análise pode detectar a presença de coliformes fecais e de patógenos que poderão prejudicar seu cultivo em hidroponia.

Devem ser analisados os seguinte parâmetros na água:  cabornatos, sulfatos, cloretos, sódio, ferro, cálcio, magnésio e micronutrientes (Cl ativo, Mn, Mo, B, Zn, Cu).

Parâmetros de qualidade da água para hidroponia

As características físico químicas da água podem variar bastante dependendo da região, apresentando parâmetros que podem interferir na qualidade da solução nutritiva, tais como:agua hidroponia

  • Água com teor de cloreto de sódio (NaCl) acima de 50 ppm (50g/1000l) começa a causar problemas de fitotoxidez e pode inviabilizar seu uso.
  • Água dura (elevado teor de íons carbonatos, HCO3), haverá problemas de elevação do pH e indisponibilização de ferro adicionado à solução.
  • Águas subterrâneas originadas de rochas calcáreas e dolomíticas contém bons teores de Ca e Mg.

Fonte: www.labhidro.cca.ufsc.br

14 Flares Facebook 14 Google+ 0 Twitter 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 14 Flares ×

Comments

  1. Edneuza de sousa Barbosa says:

    estou querendo monta trabalha com hidroponia mais não tenho nem uma esperiençia no ramo.como faço pra compra os matérias e pra inicia o meu projeto
    de já obrigada

    • RAFAEL ARRUDA says:

      Você encontra materias para hidropoia o Portal Hidroponia (site).
      Tambéms estou começando um cultivo hidroponico comprei lá os produtos.
      boa sorte

  2. jonas dias de sousa says:

    qual a forma de pagamento destes material para horta hidroponia para plantar alface…

  3. O site Tudohidroponia.net apenas fornece informações sobre o cultivo em hidroponia. Infelizmente não vendemos materiais.
    Obrigado pela visita.

  4. tenho um projeto para o rio grande do norte com hidroponia e gostaria de saber se a agua da adutora da caern de natal-rn tem condições de produzir alface hidroponico?

    • Tem sim, vc precisará apenas deixar a água em repouso por 3 dias ou mais.

      • carlos eduardo almeida vieira says:

        Prezado Emilio, Vi sua resposta “tenho sim,vc precisará apenas deixar a água em repouso por 3 dias ou mais”.Poderia me dizer qual pergunta foi feita para esta resposta? Fiquei curioso; quem sabe é alguma dica que não conheço? grato, Carlos

  5. Vicente Melo says:

    Crio tilapias em um lago e desejo usar agua do lago para cultivo hidropônico. gostaria de saber quais os parâmetros analíticos importantes para este fim.
    obrigado

  6. marcos carneiro says:

    estou querendo fazer uma hidroponia
    gostaria de saber gastos e quantidade de produçao que teria com uma area e 10 por 30 estou em recife
    grato
    marcos carneiro

  7. Rodrigo Almeida (Vidinha) says:

    Boa noite estou investindo no cultivo em uma área inucial de 1000m2, gostaria de saber de vcs se vcs tem livros mais completos sobre o investimento maior. Obrigado.

  8. Luiz Fernando Teixeira Magnus says:

    Gostaria de saber se água tratada serve para hidroponia??(água encanada)

Speak Your Mind

*