Sistema Hidropônico com tubos de PVC

12 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 12 Flares ×

Passo 1: Determine o local de instalação

O sistema hidropônico deve ser localizado em um ambiente parcialmente fechado  e protegido, como uma estufa ou pátio de casa protegido da chuva. O piso deve estar nivelado para garantir a cobertura total da água e nutrientes para as plantas do sistema. Se for colocar o sistema hidropônico ao ar livre, proteger o sistema de elementos como vento e verificar o nível da solução nutritiva com frequência para evitar perdas devido a evaporação. Durante os meses mais frios o sistema hidropônico pode ser levado para dentro de casa e colocar em local iluminado.

Sistema Hidropônico

 Passo 2: Construção do sistema hidropônico

Esse sistema consiste em seis linhas de cultivo feitas com tubos de PVC, treliças de sustentação feitas também com tubos de PVC, um tanque para solução nutritiva com 50 litros, uma bomba e um manifold.

O tanque fica posicionado abaixo das linhas de cultivo e a bomba dentro do tanque para empurrar os nutrientes até as plantas através de um coletor de tubos de PVC menores. O coletor fica no topo dos tubos e envia água pressurizada aos tubos de cultivo. No tubo de PVC para cultivo são feitos furos onde serão cultivadas as plantas. Dessa maneira a solução nutritiva escoa pelos tubos e entra em contato com as raízes das plantas fornecendo assim os nutrientes necessários.

Passo 3: Mistura dos nutrientes no tanque

Encha o tanque de 50 litros com água. Em seguida adicione dois copos de nutrientes no tanque (assim como recomendado no rótulo do fertilizante). Em seguida ligue a bomba e deixe o sistema hidropônico funcionar por cerca de 30 minutos para misturar bem os nutrientes.

Solução nutritiva hidroponia

Passo 4: Colocar as plantas nos tubos de cultivo

Uma das maneiras mais fáceis de cultivar uma horta hidropônica é a utilização de mudas compradas. Especialmente se você não tem tempo para cultivar as mudas desde a semente.

muda hidroponia

O segredo é escolher as plantas mais saudáveis que você encontrar. Em seguida remover todo o solo de suas raízes. Para fazer isso mergulhe as raízes das plantas em uma balde com água até que todo o solo se desprenda das raízes. 

Após limpar as raízes, colocar as plantas em copos de cultivo e em seguida adicionar pedrinhas de argila expandida ou outro substrato para manter as plantas no lugar e em posição vertical.

 

 

Passo 5: Ligar a bomba e monitorar o sistema

Verifique o nível da solução nutritiva diariamente. Em lugares muito quentes pode haver muita perda de água devido a evaporação. Deve se verificar o pH e a concentração dos nutrientes com frequência. A bomba deve funcionar em tempo integral, então nunca deixe o tanque secar ou a bomba pode queimar.

sistema hidroponico

Passo 6: Monitore as pragas e doenças

Procure frequentemente os sinais de danos por insetos e de doenças foliares. 

praga hidroponia

Uma planta doente pode infectar rapidamente todas as outras. Então remova as plantas doentes imediatamente. Plantas cultivadas no sistema hidropônico estão menos sujeitas a doenças pois não estão expostas a chuva o que dificulta a proliferação de fungos.

 

Fonte: www.diynetwork.com

12 Flares Facebook 10 Google+ 2 Twitter 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 12 Flares ×

Comments

  1. GOSTEI MUITO DO ASSUNTO, POIS ESTOU MUITO INTERESSADO DE APLICAR ESTE METODO COM AS HORTALIÇAS PRINCIPALMENTE COM A ALFACE, QUERO SABER MAIS SOBRE OS PRODUTOS UTILIZADOS NA AGUA ( substrato ).

  2. gostei mto desse artigo

  3. Maria Aderita says:

    Gostei bastante, será muito útil ao nosso trabalho.

  4. Paulo Eduardo Tomaz da Silva says:

    pretendo montar uma cobertura de 20 metros de cumprimento por 7 metros de largura, coberto com plastico, gostaria de instrução para a montagem dos tubos para hidroponia e produtos para fertilizar a água, já tenho o material para a estrutura da estufa, tanque para água, bomba, água em abundancia, enfim preciso de um fornecedor dos nutrientes, a espuma para a produção das mudas e alguma assistência técnica para iniciar o cultivo.

    • Elias Costa da Silva says:

      Paulo Eduardo tenho quase o mesmo espaço que você.Ainda tenho duvidas como dar um pontapé inicial,gostaria de saber se você fez ou ainda nem começou.. Gostaria de trocar informações. Obrigado

  5. Hugo Alvares de Oliveira says:

    Parabens !
    Gostei das explicações, sem rodeios;
    porque que alguns sites enrolam , sendo quase
    desonestos, Você quer saber uma coisa e eles querm
    que vela outra hugo

  6. carlos henrique says:

    estou muito interessado no sistemas e gostaria de saber no caso de uma horta feita em tubos de PVC qual deve ser o diametro dos tubos?

  7. jose joaquim coelho silva says:

    Gostaria de saber qual o tempo que deve estar ligada a bomba, de dia e de noite

  8. Mozart Gabriel says:

    Bom dia. Gostei muito das explicações vou fazer uma em casa.
    Muito obrigado!

  9. Meu nome é Henrique, estou precisando uma ajuda para concretizar um projeto em papel (pdf) ou AutoCAD, portanto tenho 20 000 x 10 000 metros quadrados (2 hectares) e gostaria de estar preparado neste projeto, e fazer plano financeiro. Tenho que apresentar ao ministério de agricultura para obtenção de financiamento a crédito. As pessoas que me poderão ajudar, querem ver em papel e não em projeto verbal.
    Gostaria de plantar mas 30 mil a 50,000 alfaces, posso contar com a sua ajuda?
    Agradeço antecipadamente pela sua atenção.

    • Henrique, só o projeto em autocad, é uma coisa simples de vc conseguir, caso tenha alguma faculdade de engenharia ou arquitetura ou até mesmo curso técnico de desenho próximo a vc procure ajuda nesses lugares que vc conseguira

  10. Gostei muito do assunto e estou interessado, em implantar numa aárea de 20M2 ,descoberta em meu apto.
    Pergunto se é possível modificar o projeto, fixando os tubos de PVC nas paredes laterais da área, com abraçadeiras, e qual seria o nivelamento para a água circular, sendo que o tanque ficaria no piso da área que é de cerâmica.

  11. Olá, tudo bom?

    Achei sensacional este post explicativo. Mas eu li num site que para alimentação é importante utilizar perfil de polipropileno, tem alguma informação sobre isso?

  12. robenilson paixao da silva says:

    olá boa noite,quero fazer projeto pra produzir 250 pés de alface/dia,alguém,com um projeto parecido?

  13. Schirley Sendtko says:

    Olá, montei meu sistema hiroponico com canos de pvc de 100 mm, com 6 linhas de 9m cada, esta funcionando tudo bem , somente não estou conseguindo acertar as saídas dos canos para o reservatorio de 350 litros, mas os vazamentos destas saídas que estão me incomodando, poderia me enviar algumas alternativas viáveis?
    grata,

  14. edson zocarato says:

    vou montar um sistema de hidroponia tenho uma estufa de 30 x8 mts gostaria de saber qual o diâmetro dos canos que tenho que usar e como tenho que dispor as esteiras berçário e germinadora caixas de água para uma melhor produção e ocupação do meu espaço

Speak Your Mind

*