Vantagens da Hidroponia

14 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 14 Flares ×

Veja aqui algumas vantagens da hidroponia em relação ao cultivo convencional com solo.

Produto cultivado tem maior qualidade: Em hidroponia as plantas crescem em um ambiente controlado, onde todas as necessidades das plantas são supridas na quantidade e momento correto. Com isso o tamanho e a aparência dos produtos hidropônicos são constantes durante todo o ano.

 

Baixo custo com mão de obra: Como em hidroponia o cultivo é feito sem solo e em um ambiente protegido é menor o gasto com aplicação de agrotóxicos e não há gasto com gradagens, capina, controle de plantas daninhas, etc. Além disso, operações como irrigação e adubação são realizadas de forma automatizada, dispensando então mão de obra.

 

Pode ser realizado em qualquer local: uma vez que seu cultivo independe da terra, pode ser implantado mais perto do mercado consumidor.

 

Não há necessidade rotação de cultura: Diferentemente do cultivo convencional, em hidroponia o cultivo é feito em meio limpo, e sempre que necessário é possível fazer a limpeza e desinfecção do sistema hidropônico. Assegurando assim, boa condição fitossanitária ao processo e a cultura.

 hidroponia

Alta produtividade e colheita precoce: Como se fornece às plantas boas condições para seu desenvolvimento não ocorre competição por nutrientes e água, e além disso, as raízes nestas condições de cultivo não necessitam de muita energia para crescer antecipando o ponto de colheita e aumentando a produção.

 

Menor uso de agrotóxicos: Insetos e microorganismos de solo e as plantas daninhas não são problemas em hidroponia, deste modo, não é necessário o uso de agrotóxicos para esse fim. Além disso, o cultivo protegido protege o vegetal da chuva e consequentemente é menor a incidência de doenças fúngicas, com isso há menor uso e custo com fungicidas.

 

Menor desperdício de água e nutrientes: Na hidroponia a água e o s nutrientes são fornecidos de maneira racional ao cultivo. Além disso, diferentemente do cultivo convencional, não há perda de adubo por lixiviação e perda de água por escorrimento superficial.

 

Oferta de um produto diferenciado com maior valor agregado: por ser um produto de melhor qualidade, aparência e maior tamanho, torna-se um produto diferenciado, podendo agregar à ele melhor preço e comercialização mais fácil.

 

Maior vida de prateleira: os produtos hidropônicos são colhidos com raiz, com isso duram mais na geladeira.

 

Principais fontes:

 www.revistahidroponia.com.br

www.envolverde.com.br

www.labhidro.cca.ufsc.br

14 Flares Facebook 12 Google+ 2 Twitter 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 14 Flares ×

Comments

  1. adao silva says:

    eu achei tudo lindo e maravilhoso e meu sonho vou por em pratica

Trackbacks

  1. […] fatores citados acima, sofrem variações durante o desenvolvimento das plantas em hidroponia. Por isso dever ser monitorados e corrigidos […]

  2. […] muitas vantagem da hidroponia em relação ao cultivo convencional com solo. Pois todos os elementos necessários para o […]

  3. […] é realizada em uma estufa ou casa de vegetação ou seja em um ambiente protegido. Com isso, a incidência de doenças e pragas é bem menor se comparada ao cultivo convencional com solo. Com isso, o produtor pode agregar valor […]

  4. […] precisam ser em escala comercial. Mas independente do tamanho do cultivo podemos ver claramente a vantagem da hidroponia, pois ela permite o cultivo de plantas em um ambiente protegido e em uma densidade muito maior que […]

  5. […] hidroponia tem inúmeras vantagem quando comparadas ao cultivo convencional. Aqui citaremos apenas 5 dos principais benefícios do […]

Speak Your Mind

*